
15 dicas de passeios para fazer em Helsinque
Eu classifiquei essa lista com base no que acho que vale mais a pena visitar. Sinta-se a vontade para mudar a ordem ou ignorar algum passeio.
Helsinque é uma cidade pequena, plana e como a grande maioria das cidades européias, bastante segura. Com essa combinação, passeios a pé são mais que bem vindos. Caso prefira pode usar bicicletas, a cidade tem infra estrutura muito boa para ciclistas.
1- Catedral de Helsinque – Helsingin tuomiokirkko
Localizada na Praça do Senado (Senaatintori), essa catedral luterana de arquitetura neo clássica é um dos lugares mais famosos e fotografados de Helsinque.
O interior da catedral é simples mas muito bonito, não é cheio de ornamentos mas é justamente essa simplicidade que a torna bonita e faz valer a visita.
Nos dias ensolarados os finlandeses (e também os turistas) costumam sentar-se na escadaria em frente a catedral e curtir o sol.
Obs: Se quiser visitar o interior, fique atento a agenda da igreja pois pode haver cultos ou outros eventos religiosos como casamentos.
2- Oodi (Biblioteca Central de Helsinque) – Helsingin keskustakirjasto Oodi
Biblioteca inaugurada recentemente (especificamente dia 5 de dezembro de 2018) localizada no centro da cidade, fica muito próxima da estação central (Helsingin päärautatieasema).
O espaço é aberto ao público em geral. A arquitetura do lugar é espetacular.
3- Capela Kamppi – Kampin kappeli
Essa capela também é conhecida como “Capela do Silêncio”. Está localizada no bairro Kamppi, região central da cidade. É mais um prédio com um design muito refinado.
A ideia por trás da construção da capela se baseia em oferecer um lugar de silêncio e paz no centro da cidade onde quase sempre é bastante movimentado.
Obs: Não é permitido tirar fotos do interior.
4- Igreja Temppeliaku – Temppeliaukion kirkko
Essa igreja é bastante interessante porque não se parece em nada com uma igreja. Foi construída durante um processo de escavação em rocha sólida. É super bonita. O teto (domo) é em cobre.
5- Monumento Sibelius – Sibelius-monumentti
Monumento em forma de canos de órgão em homenagem ao compositor Jean Sibelius.
A escultura fica dentro de um parque chamado Sibeliuspuisto. É um pouquinho fora de mão porque não está no centro mas como a cidade é pequena dá para chegar lá tranquilamente. Eu fui de ônibus mas dá para chegar a pé se tiver disposição para andar.
6- Praça Esplanadi
A praça em si não tem nada demais. O bom mesmo é o entorno. Tem várias lojas e cafeterias nas ruas paralelas.
Nos dias menos frios as pessoas ficam deitadas na grama ou sentadas nos bancos trazendo uma clima despojado ao lugar.
Quando eu fui em abril não estava tão frio, aproveitei e sentei em um dos bancos para descansar um pouco da andança pela cidade. Eu dei sorte porque tinha um excelente músico se apresentando em formato voz e violão, foi ótimo, pude descansar ao sol ouvindo música ao vivo.
7- Market Square (Kauppatori) e 8- Old Market Hall (Vanha kauppahalli)
Juntei os dois porque são muito próximos um do outro e ambos são lugares que vendem quase as mesmas coisas. A diferença é que o primeiro é outdoor e o segundo indoor.
Não achei uma tradução literal que fosse boa o suficiente nem para o Market Square e nem para o Old Market Hall então resolvi fazer uma tradução livre e chama-los de feira livre e mercado municipal porque é o que mais se parece na prática.
A feira livre (Market Square) fica num calçadão perto do porto de balsas e antigamente era um dos principais lugares para o comércio de alimentos. Mas aí tiveram a idea de criar um lugar fechado para ter mais higiene no manuseio dos alimentos e então criaram o mercado municipal (Old Market Hall).
A feira livre conta com várias tendas com vendedores locais vendendo frutas, queijos, bebidas, comidas em geral, souvenirs e artesanatos. A area é de livre acesso e há mais movimento nos finais de semana.
O mercado municipal se restringe a alimentos mas oferece mais iguarias. Lá você vai encontrar várias galerias vendendo peixes, frutos do mar, queijos, embutidos e lanches como torta de salmão e sanduíche de rena. Bem finlandês!
É um lugar pequeno, são dois corredores e pronto. Costuma ficar bem cheio nos períodos de alta temporada e são poucos os lugares para sentar.
9- Flying Cinema Tour of Helsinki e 10- Roda Gigante (SkyWheel Helsinki)
Flying Cinema é um cinema 4D. Durante 15 minutos mostra os principais pontos turísticos de Helsinque.
Eu gostei bastante mas confesso que foi minha primeira vez em cinema 4D, pode ser que eu tenha gostado por ser a primeira experiência. De qualquer forma eu indico, não é uma atividade ruim, acredito que até quem já foi em cinema 4D irá gostar.
Roda gigante. Bem, é uma roda gigante, o bom é que dá para ter uma excelente visão da cidade, o ponto ruim é que o vidro da cabine tem uma camada/película azul, as fotos ficam meio ruins.
A atividade dura 10 minutos, ás vezes você fica parado por alguns segundos porque se tiver pessoas na fila eles param e embarcam as pessoas. Isso aconteceu algumas vezes comigo mas não foi algo ruim.
Você pode comprar o ticket separado mas compensa comprar o ticket com entrada para os dois. Além de ter desconto, é conveniente porque os dois lugares ficam muito perto um do outro.
11- Catedral de Uspenski – Uspenskin katedraali
Igreja com fachada de tijolo vermelho, é um dos prédios com maior influência russa, isso se dá porque foi um arquiteto russo quem concebeu o projeto em 1862, época em que a Finlândia fazia parte do império russo.
12- Museu Amos Rex – Amos Andersonin taidemuseo
Museu de arte como qualquer outro mas em 2018 foi inaugurado um anexo subterrâneo. Aqui não é nem o museu que vale a pena a visitar mas sim a área externa desse anexo que fica no nível do solo porque tem um design diferenciado.
Obs: Se desejar visitar o museu dá uma conferida nos horários porque ás vezes o museu fica fechado quando novas exibições estão sendo organizadas.
13- Allas Sea Pool
Esse lugar oferece a possibilidade de nadar em piscina aquecida ou piscina com água do mar em temperatura natural, ou seja, gelada. Tem sauna também. Além disso, tem uma boa vista da cidade e do mar.
14- Stockmann Helsingin keskusta
Loja de departamento super grande e bastante famosa. Eu não sou fã de compras, mas vale a pena visitar. São 4 andares e vende de tudo, roupa masculina, feminina, sapatos, roupas íntimas, de banho e por aí vai.
15- Fortaleza de Suomenlinna
A fortaleza, localizada numa ilha próxima a Helsinque, foi construída em 1748 a pedido da coroa sueca quando a Finlândia fazia parte do reino da Suécia. A ideia era conter ou pelo menos se preparar para uma invasão russa.
Para chegar lá é preciso pegar uma balsa (em frente ao Market Square) e o trajeto dura 20 minutos.
Na ilha tem todas aquelas coisas de fortaleza como canhões, túneis, estaleiro e muralhas. Há uma rota turística para ser feita a pé que é a rota azul. Em ritmo firme dá para fazer ida e volta em 2 horas.
Também há museus e cafés, se for visitar os museus, vai levar mais tempo.
Embora seja uma das atrações mais populares, patrimônio mundial da UNESCO e tudo, eu achei bem fraco, não é a toa que deixei em último lugar.
É isso, se tiver dúvidas é só deixar um comentário.
Bom passeio!